O setor de saúde tem sofrido mudanças nos últimos anos. É bem conhecido que o mercado de saúde está se tornando cada vez mais competitivo e os planos de saúde oferecem milhares de opções para os pacientes em cada especialidade médica, dando-lhes a oportunidade de fazer escolhas.
Além disso, o acesso à Internet e a busca de informações tem trazido conhecimento aos pacientes que são cada vez mais rigorosos na escolha do profissional e às vezes recorrem a mais de um especialista na área para seu diagnóstico.
Neste sentido, como você se diferencia dos seus colegas, atraindo e retendo pacientes?
A resposta ao que você está procurando é o marketing médico. Ao divulgar seus serviços e constrói sua autoridade na internet, você tem a oportunidade de se destacar e oferecer ao paciente a melhor experiência.
Para divulgar seu Consultório Médico de maneira ética e eficaz, você precisa entender o marketing médico e o que é permitido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), quando se trata de publicidade médica.
O que é Marketing Médico?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing médico vai muito além da mera propaganda da sua clínica.
Por definição, marketing é toda ação que você toma para criar, comunicar e entregar valor ao seu público. Em outras palavras, você precisa corresponder as expectativas de seu paciente com a experiência que ele recebe.
Portanto, o marketing médico tem o princípio de mostrar o valor de seus serviços aos pacientes, destacando suas diferenças e oferecendo-lhes a melhor experiência possível enquanto estiverem em seu consultório.
O marketing médico vai desde o momento que o paciente descobre seu consultório, até a indicação dos seus serviços após a consulta, depois de ter uma boa experiência. Cada uma das etapas deve ser trabalhada de acordo com as particularidades do seu consultório e da sua especialidade.
Entretanto, antes de criar uma estratégia de marketing, você deve conhecer seu público-alvo.
Conheça seu público-alvo
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing médico eficaz é conhecer o público alvo e compreender suas necessidades e expectativas em relação ao atendimento.
Conhecer a idade média dos pacientes, seu sexo, o principal meio de comunicação que utilizam, se são ou não colocados em um meio digital, etc., são informações básicas que permitem saber onde e como utilizar suas atividades de marketing.
Você pode contar com a ajuda do sistema da clínica para coletar este tipo de informação que irá contribuir na divulgação dos seus serviços de forma mais assertiva.
Você quer entender a importância de seu grupo alvo na prática? Imagine passar muito tempo planejando suas campanhas de redes sociais, com imagens soltas e cores brilhantes, textos em linguagem jovem – e talvez até mesmo com frases e gírias atuais. Mas a maioria de seus pacientes tem mais de 40 anos de idade, prefere assistir TV e não tem muito tempo para redes sociais. Quanto você acha que este investimento valeu?
A compreensão das características e comportamentos dos pacientes é fundamental para o sucesso de sua estratégia de marketing.
Conhecer seu grupo alvo vai além de saber como anunciar sua clínica. Ele ajuda a obter informações sobre como os pacientes esperam tratamento e o que eles querem ver em sua clínica. Isto lhe permite planejar todas as suas atividades muito melhor.
Estratégias de marketing médico
Uma vez que você conheça seu grupo alvo, há vários pontos a considerar em sua estratégia de marketing. O marketing médico está dividido em 3 pilares: atendimento, divulgação e preço, sempre com base no que o paciente espera.
Atendimento Médico
Em geral, há confusão sobre o que é um atendimento e o que é uma consulta. Uma consulta é o momento em que o médico e o paciente estão no consultório, o paciente apresenta seus problemas e o médico avalia toda a situação.
O atendimento é muito mais amplo. Ela começa a partir do momento em que o paciente liga para agendar a consulta e vai até o momento após a consulta, por exemplo, no momento do pagamento ou em uma pesquisa de satisfação. Isto significa que o atendimento começa com a recepção e tem o primeiro impacto sobre a experiência do paciente no consultório.
É importante, portanto, ter processos de recepção bem definidos em sua clínica. Como se relacionar com o paciente, o que lhe oferecer enquanto aguarda uma consulta (por exemplo, internet, café ou água, ar condicionado), e até mesmo o marketing sensorial – as emoções que você desperta no paciente dependendo do ambiente – são pontos que merecem atenção ao planejar a estratégia da clínica.
Afinal, o paciente, satisfeito com a experiência, comentará espontaneamente sobre sua clínica com seus colegas e familiares.
Divulgação do Consultório
Além de oferecer a melhor experiência de atendimento, você deve fazer a divulgação do seu consultório.
Muito além da publicidade em folhetos ou revistas, você precisa investir na identidade visual de seu consultório com algo que é apenas seu. Você pode começar com o Logo.
Além disso, a comunicação também faz parte da identidade de seu consultório. Seguir um padrão de comunicação com os pacientes – conforme estabelecido na seção de serviços – faz parte da divulgação. Lembre-se de aplicar esta norma a todos os canais de comunicação, desde a recepção até as redes sociais.
Preço da Consulta
O preço cobrado pelas consultas é um dos fatores mais importantes em sua estratégia de marketing médico.
Ao estabelecer os preços é importante entender seu público alvo. Saber quanto seus pacientes estão dispostos a pagar é a base para determinar, por exemplo, qual será sua margem de lucro.
Além disso, saber quanto seus concorrentes cobram por seus serviços é importante ao estabelecer preços, pois é uma boa referência.
A soma da experiência durante o atendimento com o preço das consultas influencia a percepção de valor do paciente em relação à clínica.
Quanto mais profissional for sua comunicação, seu site, suas redes sociais e seu atendimento, maior o valor percebido pelo seu serviço. Alinhando sua comunicação, você poderá cobrar mais por suas consultas.
Estratégias de Marketing para divulgar seu Consultório
1. Coloque seu Consultório na Internet
O primeiro passo para alcançar a presença digital é colocar a clínica na Internet. A principal maneira de fazer isso é criar seu próprio site e anunciá-lo no google para trazer novos pacientes que estão procurando por sua especialidade nas redes de pesquisa.
Para trazer mais visibilidade para seu consultório, você deve criar também um perfil no Google Business.
Neste perfil, você insere informações básicas sobre seu consultório, tais como endereço, telefone, horário de funcionamento, website e fotos. Quanto mais informações você cadastrar, melhor.
Assim, quando alguém procura seu consultório no Google – ou algo relacionado à sua especialidade – seu perfil aparecerá como uma das sugestões e você poderá atrair mais pacientes!
Dica: A inclusão de avaliações de pacientes no perfil do seu Google Business lhe dá mais credibilidade. Incentive a avaliação dos pacientes após a consulta e o Google dará mais relevância para seu negócio.
2. Tenha um perfil ativo nas Redes Sociais
Qualquer forma de promover seu negócio é importante, incluindo as redes sociais. Você pode – e deve – criar um perfil nas redes sociais, tanto para sua clínica quanto para você.
O fator mais importante nesta forma de comunicação é manter seu perfil ativo. Não basta criar a conta do Instagram e não criar conteúdo ou interagir com seu público.
Para manter seu perfil ativo, é uma boa idéia criar posts educativos sobre sua área, compartilhar artigos ou anunciar notícias sobre sua clínica.
Portanto, além de atrair mais pessoas para o consultório, esta é uma grande oportunidade para você demonstrar todo o seu conhecimento e domínio de sua especialidade.
3. Produza conteúdo de qualidade e de interesse do seu paciente
A Internet é o primeiro lugar onde vamos para aprender mais sobre um tema específico, mas muito do que vemos são informações incertas que não correspondem necessariamente à realidade. É por isso que é tão importante criar um conteúdo de alta qualidade.
Criar conteúdo sobre sua especialidade ou tópicos recorrentes em sua área é uma valiosa fonte de atração para os pacientes, pois quanto mais autoridade você mostrar no tópico que está investigando, mais você transmite confiança de que é o profissional ideal para cuidar da saúde de seu paciente.
Para distinguir seu conteúdo na Internet, você pode criar seu próprio blog ou publicá-lo em seu perfil profissional em redes sociais.
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