Para você conseguir viver de particular, podemos pensar em 6 estratégias baseadas na Jornada do Paciente Particular!
O termo Jornada do Paciente se refere a todo processo vivenciado pelo paciente, desde a identificação de sintomas até a experiência pós consulta. É importante estar atento nos passos dessa jornada do #pacienteparticular para não só atrair, mas também FIDELIZAR esses pacientes mais exigentes!
Confira abaixo cada passo da jornada do paciente e suas respectivas estratégias para viver de particular:
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- Identificação do problema ou necessidade: a melhor estratégia aqui é ter um canal no Youtube ou conteúdo escrito no Blog que auxilie o paciente a identificar seu problema. Por exemplo: paciente que urinou sangue recorre ao Google para pesquisar o que pode ser este problema e encontra um vídeo seu ou blogpost explicando os possíveis diagnósticos.
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- A procura pelo serviço (internet ou indicação): nesta etapa o paciente já sabe qual especialidade médica recorrer, mas ainda não está decidido com quem passar. Neste caso, ele vai avaliar seu site para saber mais da sua formação e áreas de atuação; e também, muito provavelmente suas redes sociais para ver se ele se identifica com sua abordagem. Aqui, a estratégia é anunciar no Google um site profissional que destaque suas qualidades e também ter conteúdo em formato de vídeo nas redes sociais para ele te conhecer um pouquinho mais.
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- Agendamento da consulta (online ou telefone): etapa que depende muito do treinamento da sua recepção. A estratégia é investir em capacitação para um atendimento rápido, eficaz e cordial.
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- Pré-consulta (lembretes, instruções para procedimentos): aqui sugerimos recorrer a softwares com disparo de lembretes automáticos para minimizar o no-show. Desta forma, você prioriza a equipe de recepção para outras atividades não automáticas.
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- Consulta (visita ao consultório ou online): hora de encantar os pacientes! Além da sua capacitação técnica, uma consulta médica encantadora exige escuta empática e comunicação clara! Além desses pontos fundamentais, vale a pena também investir em um ambiente agradável para um maior conforto do paciente.
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- Pós-consulta (pesquisa de satisfação, orientações pós-procedimento, lembrete de retorno): aqui também sugerimos recorrer a softwares com disparo de lembretes, pesquisa de satisfação, avaliação no Google Meu Negócio e orientações pós-procedimento. As formas de comunicação podem ser diversas, desde email (conteúdo em texto ou vídeo), WhatsApp, SMS ou até mesmo folders impressos e entregues ao final da consulta.
E aí, doutor(a)? Em qual dessas etapas você tem atuado?
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