As fontes de origem de um paciente podem ser inúmeras, sendo estas 3 as mais comuns: Convênio, Indicação de pacientes, amigos e familiares e Internet (site, blog, redes sociais digitais, youtube).
Se sua maior fonte de pacientes for indicação boca-boca, significa que você tem feito um trabalho satisfatório na percepção de seus pacientes e você pode se orgulhar do seu atendimento!
Por outro lado, se na maioria das vezes você atender novos pacientes por meio da indicação do convênio, é melhor você parar e analisar seu negócio! Por que será que as pessoas não te indicam? Como diversificar sua fonte de pacientes para não ficar refém dos convênios? Na era pós-digital, o profissional que souber utilizar a internet à seu favor, certamente conseguirá se destacar e conquistar a confiança de potenciais pacientes.
Aqui vão algumas opções para ampliar sua fonte de pacientes: redes sociais, site, blog, vídeos e artigos, cartão de visita digital para compartilhamento de seus contatos.
A internet é hoje em dia, uma das melhores estratégias para conseguir captar novos pacientes. O ideal, é que a análise da origem dos seus pacientes seja feita no mínimo uma vez por mês, e assim, você terá o controle de todas as suas ações.
Seja qual for a origem dos seus pacientes, procure saber de onde vem cada um, que só assim você terá a noção do que precisa melhorar nas suas ações de marketing. Não se esqueça, você deve conhecer a fundo as características demográficas e psicográficas de todo o seu público.
E como saber de onde vem seu Paciente?
Um erro que quase todos os médicos cometem é não saber de onde vem o seu paciente. Será que foi por meio de uma indicação de um amigo ou familiar? Ou será que foi pelo aplicativo do convênio? Talvez tenha sido pelo Instagram ou Google…
Se você não rastrear de onde vem os seus pacientes, você não saberá se determinado investimento em marketing está sendo efetivo ou não. Se você atende em um consultório, garanta que a recepção pergunte para todo paciente como ele encontrou o seu serviço! Se você tiver um Software Médico com este campo para preencher, torne-o obrigatório – assim sua Equipe não esquecerá de preencher esta informação. Se você não tiver um Sistema, você pode abrir uma tabela no Excel ou, ainda melhor, criar um Google Forms para armazenar estas e outras informações dos pacientes. Quer captar novos Pacientes Particulares para seu consultório mas está em dúvida por onde começar? Agende uma Consultoria Estratégica Gratuita com a Marketing para Consultório e nós te mostraremos o caminho!