Será que eu devo anunciar no Instagram para conseguir atrair novos seguidores?
Essa é uma das principais dúvidas que surgem na nossa consultoria de marketing médico e eu venho aqui responder para você sobre anúncios para captação de novos pacientes particulares.
Meu nome é Luiza, sou especialista em marketing médico, vem comigo nesse vídeo que eu vou te contar um pouquinho mais sobre Google Ads e Facebook Ads.
Bom se você ainda não ouviu falar existe o Google Ads que é a plataforma de anúncios do Google, antigo AdWords, e o Facebook Ads que é a grande plataforma de anúncios do Facebook e do Instagram porque o Facebook comprou o Instagram, caso você ainda não saiba.
Legal! Quais são as diferenças e como a gente consegue usar essa ferramenta para potencializar e captar novos pacientes particulares, que é o meu principal objetivo para os meus clientes.
O Google ele funciona como links patrocinados, então uma vez que a gente escolhe as palavras-chaves, o Google vai mostrar o nosso anúncio para essas pessoas que vão ser redirecionadas para o nosso site, ou seja, eu vou comprar as palavras-chaves, por exemplo: “Dermatologista São Paulo”; “Dermatologista Vila Mariana”; “Dermatologista especialista em pintas”; “Mapeamento corporal”. Então eu compro essas palavras-chaves e falo para o Google: “Google, quando alguém buscar aí na sua rede de pesquisa por essas palavras
apresente meu anúncio para ele”. E uma vez que é apresentado o anúncio e a pessoa clica o Google vai cobrar de você por isso. Então o Google funciona dessa maneira, a gente escolhe as palavras-chaves e ele te cobra só se
o paciente clicar no seu anúncio.
E qual que é a diferença para o Facebook e Instagram Ads?
A diferença é que o Facebook e o Instagram a gente cria não só os links patrocinados mas o anúncio completo com imagem, descrição e botão de ação. E aí a gente consegue escolher e segmentar o nosso público que é: escolher pra qual gênero a gente quer apresentar esses anúncios (se é feminino ou masculino), a gente consegue escolher qual faixa etária que a gente quer mostrar, a gente consegue escolher também a localização que essas pessoas costumam circular. Por que você sabe, todo mundo sabe, de onde a gente tá, o que que a gente faz, quais são os nossos interesses, se a gente tem interesse por skincare, por saúde mental, enfim temas relacionados a sua área de especialidade médica.
A grande diferença que o Facebook e o Instagram eles cobram por alcance, então é quantas pessoas que são impactadas com seu anúncio e não necessariamente se ela vai clicar ou não vai clicar no seu anúncio. Então tá aí as duas grandes diferenças entre as plataformas Google Ads e Facebook Ads.
Então eu diria se você quer captar novos pacientes particulares a tendência é direcionar para o Google Ads porque, eu não sei se você percebeu essa diferença, mas enquanto o Facebook está panfletando, distribuindo para pessoas que tenham interesse, o Google vai mostrar o seu anúncio para as pessoas que estão procurando por aquele serviço, então elas já estão determinadas a passar pelo especialista, elas só estão procurando com quem passar.
Já o Facebook não, ele pode estar ali interessado, eu gosto de tecnologia, eu sigo dermatologistas, enfim estou ali no meio só que não necessariamente estou precisando de um médico agora.
Por isso que a gente fala muito que o Facebook e o Instagram a gente usa muito como marketing de relacionamento, de fidelização, de marcar presença, estar presente, tirar dúvidas. Já o Google ele é mais rápido, ele tende a ter um retorno maior com pacientes particulares aí para o seu consultório porque a pessoa que procura no Google ela tá procurando agora.
Então acho que ficou um pouquinho mais claro aí para você que ainda não entendia sobre essas plataformas de anúncios. E a minha resposta é essa: está procurando seguidores aí tem que anunciar no Facebook Ads porque a gente quer estar presente nas redes sociais. Agora, se você quiser anúncios para captar pacientes a curto prazo para o seu consultório, aquelas pessoas que estão procurando por esse serviço neste momento o ideal seria iniciar com anúncios no Google Ads.