Para um Médico que está começando agora e está totalmente perdido nesse mundo digital, nesse mundo do marketing. Por onde que ela começa?
Lu: Perfeito! Por onde a gente começa lá na nossa empresa quando a gente tem novos projetos, novos clientes, ali na Marketing para Consultório? A gente começa fazendo um raio-x da presença digital desse médico. Então lá, a gente é especialista em marketing para médicos e o nosso foco é no marketing digital. Então esse é o nosso primeiro passo, que a gente dá, e aí o que a gente faz na prática? A gente avalia todas as principais plataformas de comunicação, de divulgação dos serviços. Que é o quê Lu? É o Google Business, Google Meu Negócio, Facebook, Instagram. Se a pessoa tem site, se ela não tem site, se ela gosta de se relacionar no LinkedIn, se já estão lá as informações de contato dessa pessoa e se o médico, por exemplo, eu tenho preferência por Twitter, então tem que ter lá as informações dele também nessa plataforma.
Lu, eu tenho que fazer a conta em todas essas plataformas? Eu tenho que estar presente em tudo isso? Não! Não é isso que eu estou querendo dizer, o que eu estou querendo dizer é que é importante a gente marcar presença sim e colocar as principais informações de contato e diferenciais do seu currículo. Agora, o outro passo é saber quais redes sociais, quais plataformas que a gente vai usar preferencialmente, que a gente sabe que não vai dar conta de tudo. Dificilmente uma pessoa consegue dar conta de todas as plataformas: YouTube, Redes Sociais, Instagram, Facebook, Site, conteúdo para blog etc., sem uma grande equipe de marketing.
Então o primeiro passo que eu dou, com todos os clientes, que eu recomendo para todos os médicos, porque muitos clientes chegam pra gente já com iniciativas em marketing. Mas tenho que dizer que 100% deles não estava com todas as fichas completas, então o que eu quero dizer com isso? Lá no Doctoralia a pessoa não colocou as informações, então é a principal plataforma de rede de médicos, de conexão de médicos. Então é interesses sim ter, não estou falando que é para ter a versão paga, pode ser a versão gratuita. Se a pessoa pesquisar, lá na rede de pesquisa do Google, por aquele médico, vai aparecer essas principais, sempre vai ser: Facebook, Instagram, Doctoralia, então é legal a gente ter esses perfis gratuitos mesmo. E depois a gente pensa em uma estratégia para cada uma das redes.
Explica um pouquinho o que é o Doctoralia
Lu: O Doctoralia é uma plataforma, mas tá bem recente, mas que atualmente em São Paulo (eu trabalho em São Paulo) já está extremamente competitivo. Mas o que eles fizeram? Eles fizeram uma plataforma para todos os médicos se cadastrarem e lá, quem tem perfil pago, consegue disponibilizar agenda online, cadastro, fazer algumas ações pontuais de marketing. Mas o lance é que as pessoas que estão mais conectadas com a internet e estão querendo procurar por médicos específicos, eles tendem a achar bastante essa plataforma Doctoralia. Então é legal ter o cadastro lá. Você consegue colocar foto, endereço do consultório, telefone, a sua formação, qual é a sua experiência, quais são seus principais procedimentos e tratamentos no consultório.
Eu digo que é como se fosse uma rede social de médicos. Então as pessoas vão lá, tanto os médicos se cadastram, e falam olha eu sou especialista em tais e tais áreas, eu atendo tais e tais doenças E inclusive dentro Doctoralia tem uma comunidade, então lá, assim como no Facebook que tem os grupos, tem as comunidades, os pacientes podem entrar nesse Doctoralia, deixar suas dúvidas e os médicos podem interagir com seus pacientes ou futuros pacientes que queiram esclarecer algumas dúvidas e de repente vir a marcar consulta com ele. Então é uma plataforma exclusiva para médicos.