Mila: E aí você já falou pra gente como que começa né? A grande questão, do ponto, do marco zero, mas e depois? O que mais que a pessoa pode ir fazendo?
Lu: Depois, uma vez que você colocou todas as suas informações na internet falando assim: pacientes ou futuros pacientes, eu sou fulano de tal, tenho tal currículo e atendo tais especialidades, o foco agora é a gente conseguir nutrir esse relacionamento ou tentar divulgar o serviço de forma mais ativa para captar esses pacientes particulares. Então inclusive o nosso tema principal da live hoje é a respeito de como atrair pacientes particulares sem depender de indicações e sem depender de conversa. Eu acho que esse é o ponto-chave que a gente identificou como a maior procura dos nossos clientes aqui na Marketing para Consultório. Então são médicos relativamente novos na área, que acabaram de se formar, e não sabem muito bem como conseguir preencher essa agenda, ter um atendimento consistente e ter mais segurança financeira.
E aí o nosso foco são as duas principais plataformas da internet: o Google e o Facebook. Lembrando que quando eu falo Facebook eu estou falando Facebook e Instagram, porque o Facebook comprou o Instagram então é uma empresa só, então eu estou querendo dizer essas duas redes sociais. Inclusive eles estão integrando cada vez mais as plataformas, e até para ter um perfil no Instagram você precisa de uma página no Facebook e vice-versa. Então é legal a gente já tratar as duas redes sociais como uma só.
Mila: Então você acha que as divulgações podem ser as mesmas? Tanto no Face quanto no Insta? Ou tem que usar uma linguagem diferente para cada uma?
Lu: Olha, eu digo que na prática médica o que a gente percebe, que a rotina do médico é muito agitada. Então você tem que fazer tratamento, cirurgia, você tem filhos, você tem família, e costuma ser muito rápida. Então, o que a gente faz, acaba fazendo na prática e orientando os clientes é produzir conteúdo sim que é bacana pra gente atrair e se relacionar com os pacientes e a distribuir nas plataformas, então a gente pode usar o mesmo conteúdo tanto no Google Meu Negócio, por exemplo, a gente pode usar o conteúdo no Facebook pode usar no Instagram. Não há uma super necessidade de você produzir um conteúdo específico para cada plataforma que daí eu acho que fica inviável no começo de carreira, agora claro se você tiver investimento, se você tiver uma equipe, se você tiver todo o suporte de pessoas e recursos financeiros para isso, aí é legal da gente dividir e começar a pensar estrategicamente cada plataforma. Mas o que a gente costuma fazer na prática, para quem está começando e está querendo atrair novos pacientes é produzir um conteúdo e divulgar o máximo possível esse mesmo conteúdo em várias plataformas, tanto no site, a gente pode usar o mesmo conteúdo para divulgar no blog do site, no Google Meu Negócio, na página do seu Facebook, no perfil do seu Instagram.
Você pode divulgar algumas informações e tirar dúvidas específicas no Doctoralia. Enfim, dá para a gente aproveitar o mesmo conteúdo, que são formações ricas que você vai produzir e esclarecer dúvidas de pacientes, em diversas plataformas.
Mila: Está sendo uma aula, estou adorando. O que que você acha que assim dá mais resultado para quem, por exemplo igual você falou, tá começando agora e aí tem tanta coisa para fazer, não sabe nem por onde começa, porque ainda não tem nem uma carteira de clientes e pacientes né?
Lu: Exato. Fica perdido né? Não sabe nem por onde começar, onde eu dou prioridade né, qual canal que eu vou priorizar nesse momento. Porque às vezes, muitas vezes o recurso, o orçamento é limitado, você não vai distribuir todo seu dinheiro, todo investimento que você conseguiu ali com os primeiros pacientes em só marketing digital, a gente precisa viver. Então o que eu recomendo: o básico, que eu acho que é obrigatório, que não é mais diferencial hoje em dia, na carreira de médico, é ter um site. Porque eu digo isso? Porque o site é a sua casa própria, todas as outras plataformas que a gente citou aqui, como Facebook, Instagram, Doctoralia etc., são eu diria assim, são casas alugadas. Então nunca vai ser seu. Pode ser que uma pessoa tire, pode ser que o Instagram bug e perca todo o seu conteúdo, no Facebook as vezes pode acontecer de alguém denunciar seu Facebook e tirar o seu controle, canal do YouTube a mesma coisa. Então o que eu recomendo bastante é a gente construir o site. O site vai ser sua casa própria, ninguém vai tirar de você e lá você vai poder colocar todas as informações específicas do seu tratamento, informações de contato. Então lá é onde você vai construir sua casinha, assim como você tem um consultório como local de atendimento, você tem esse local de segurança digital também onde você vai poder divulgar as suas informações. Então esse é o básico que eu recomendo e costuma ser muito útil agora no começo se você tiver começando a divulgar e a fazer o seu marketing digital, porque é a plataforma que dá mais retorno é o site associado a anúncios no Google Ads.
Então o que chega para a gente aqui na Marketing para Consultório é: poxa eu fiz meu site mas não adiantou nada, ninguém apareceu no meu site, não me deu retorno nenhum, investi uma nota nisso daqui e não entrou esse retorno, e aí a gente tenta investigar né, ah mas porque não trouxe? Você divulgou o seu site? Você fez anúncio? Você publicou conteúdo no seu no seu blog? E aí, no fim a gente vai ver que a pessoa ela construiu uma casa e não chamou ninguém para visitar. É a mesma coisa na prática, ali no dia a dia, a gente constrói uma casa, em um lugar específico e a gente não fala com os amigos, não fala com os familiares, a gente não conta que a gente está naquele lugar, ninguém vai aparecer. É a mesma coisa na internet e é até pior, a internet é um mundo infinito, então é importante a gente construir o site com estratégia.
Mila: A gente tem até o depoimento aqui da doutora Paula, que está conosco, dermatologista e que falou que site é fundamental. E é mesmo né?
Lu: Exato! Se você usa de forma estratégica, ele é muito positivo. Porque? O que a gente costuma fazer com site, a gente cria o site, então lá a gente vai colocar todas as informações fundamentais, a gente vai colocar os seus destaques, a área que você atua, quais são os tratamentos que você foca, quais são os procedimentos que você faz. E aí uma vez o site pronto, a gente consegue anunciar no Google para pessoas que estão procurando por esses serviços ou esses tratamentos ou esses procedimentos específicos. Então costuma ser a curto prazo esse retorno por isso que é positivo, porque a pessoa que estiver procurando, o que a gente fala é que a jornada do paciente é a seguinte, eu estou em casa, estou precisando de uma médica dermatologista como a doutora Paula, eu pergunto minha mãe, mãe qual o dermatologista que você recomenda? Mila, você tem uma dermatologista para me indicar? Ah não tenho amiga, minha dermatologista foi lá para Uberlândia e não tenho mais ninguém aqui na cidade pra indicar. Eu vou recorrer a quem? Eu recorro ao Google!
Mila: Santo Google na nossa vida.
Lu: Santo Google! Tudo que você não sabe ou está precisando você recorre ao Google. A gente fala dá uma googada, dá um Google, procura lá que o Google tem resposta para tudo. Inclusive para indicação e recomendação de médico, então se a pessoa não tem nenhuma indicação prévia de amigos e familiares ela vai recorrer ao Google. E aí que a gente entra, porque se a pessoa pesquisa por dermatologistas em São Paulo, dermatologista perto de mim, você vai falar: Google mostra meu site para essa pessoa, essa pessoa que fez essa pergunta específica, mostra meu site, fala para ela onde eu atendo, o que que eu faço, quais são os meus diferenciais, enfim, coloca tudo e coloca o botãozinho do WhatsApp lá pra ela marcar consulta. E aí tende a ser mais rápido, porque a pessoa, quem tá procurando no Google, se você anuncia as palavras-chaves corretas, a tendência é que ela visite o seu site e marque a consulta com você.
Então é claro que tem todas as estratégias do Google Ads, localização, para quem que você quer mostrar esses anúncios, quais são as palavras-chaves, quem que você não quer atender, convênios, por exemplo, as pessoas pesquisam muito por dermatologista Unimed, Sul América. Se você não atende convênio você pode negativar essas palavras. Então você consegue, de fato, filtrar pessoas importantes e relevantes pro seu site, que você queira atrair para o seu consultório. E aí a pessoa, ela se identificou com você, viu o que você faz que é o que ela precisa, ah eu faço tratamento para manchas, melasma etc., tem grande chance dela marcar com você e marcar para agora. Porque ela não tá querendo procurar agora dermatologista pra daqui 2 meses e por isso que a gente fala que é uma estratégia muito preciosa e rica para quem tá querendo atrair pacientes particulares a curto prazo, independendo de convênios pra preencher a agenda. Porque a gente sabe que convênios acaba enchendo a agenda com muitos convênios aí, e muitas pessoas que usam convênio, mas não dá um retorno significativo para o médico, ele acaba virando escravo do convênio, ele atende atende atende e não recebe o quanto gostaria.
Então a gente pega muito cliente dessa forma, as pessoas que estão querendo ou entrando no mercado agora ou pessoas que já estão no mercado mas está muito dependente do convênio e está insatisfeito com o retorno financeiro. Ah eu estou trabalhando pra caramba e não estou recebendo o que eu gostaria de receber. E aí vem pra Marketing para Consultório para buscar estratégias para captar pacientes. E nesses casos, em geral, a gente foca no site, no site bem estruturado, bem construído, que tenha conteúdo relevante para audiência e nos anúncios para conseguir atrair pessoas, visitantes e esses visitantes virarem pacientes de fato para o seu consultório.