Doutor, não existe um caminho único ou uma forma única de captar os seus pacientes particulares. Na verdade o que você já deve ter percebido é que eles virão de diferentes lugares, seja de indicação, seja através do Instagram, do Google ou de outras plataformas também.
E é importante entender a diferença entre esses tipos de pacientes para que você possa elaborar as melhores estratégias e definir o melhor caminho para o seu marketing médico. Hoje nesse vídeo nós vamos falar sobre a diferença do paciente do Google e o paciente do Instagram.
Olá! Meu nome é Aldine Cardoso, eu sou especialista em marketing médico e co-criadora da Jornada Médica Viver de Particular. Aqui nesse canal, você encontra conteúdo estratégico, dicas práticas para você aplicar no seu dia-a-dia, no seu consultório, para conseguir captar cada vez mais pacientes particulares para a sua agenda.
Bom doutor, então quem que é esse paciente do Google? Geralmente esse paciente vai vir através de anúncios, então uma vez que você constrói o seu site médico e começa a anunciar através de campanhas no Google Ads ele vai encontrar você, vai encontrar o seu site no Google e vai acessá-lo e então ele vai poder entrar em contato para agendar uma consulta. Esse tipo de paciente, ele tem algumas características particulares que são diferentes do paciente do Instagram.
Esse paciente necessariamente está buscando pela sua especialidade naquele momento, então pode ser que ele não saiba o seu nome mas ele sabe a sua especialidade e ele vai te encontrar dessa forma. Geralmente eles utilizam termos de pesquisa como esses: 1) dermatologista perto de mim; 2) dermatologista no bairro do Tatuapé; 3) dermatologista em São Paulo.
Então são alguns termos que se utilizam no Google, que os pacientes utilizam no Google para encontrar os resultados da pesquisa e geralmente os três quatro primeiros resultados são anúncios do Google. Então uma vez que ele encontra você ele com certeza está buscando pela sua especialidade naquele momento. E se ele está buscando por você no Google muito provavelmente, se ele está buscando pela sua especialidade e não pelo seu nome, muito provavelmente ele não te conhece. Então é um paciente que simplesmente apresentou uma necessidade, essa necessidade tem certa urgência, e ele vai recorrer ao Google porque ele não encontrou uma indicação ou não tem um especialista daquela área ainda.
Então a terceira característica desse paciente é que ele tem mais urgência em ser atendido.
Como atrair o Paciente Particular que vem do Google?
Normalmente quando um paciente do Google está buscando por uma consulta particular ele vai entrar em contato e ele espera também que tenha um atendimento rápido e um bom atendimento que consiga sanar as dúvidas dele e até para que ele chegue ao agendamento da consulta.
Esse tipo de paciente sem um bom atendimento ele acaba buscando um próximo site, ele vai buscar o próximo médico daquela mesma especialidade. Então pra esse tipo de paciente a gente precisa sempre alinhar a construção bem bacana dos seus anúncios, para que uma pessoa que esteja buscando, por exemplo, outra especialidade não caia no seu anúncio, ou outra cidade, outra região daquela cidade, não caia no seu anúncio, é importante ter uma boa construção.
Além disso também uma boa construção do site, que transmita a sua autoridade, que tenha todas as suas informações, que fale sobre as suas áreas de atuação e que tenha ponto de contato, principalmente de WhatsApp, para que facilite essa comunicação dele com a sua secretária. E por fim também um ótimo atendimento, um atendimento rápido da sua secretária e que faça sentido com as dúvidas do paciente, que esclareça suas dúvidas e chame para o agendamento de consulta. Então é isso que um paciente Google espera.
Com esses três pontos alinhados, então anúncios, site e secretária, as chances desse paciente do Google enxergar o valor da sua consulta e pagar o preço que você merece, então o preço que você cobra pela sua consulta, independente de qual for, é muito maior porque ele já tem uma boa experiência antes mesmo de chegar lá no seu consultório.
E por fim esse paciente Google ele costuma procurar profissionais próximos a ele, então próximos ao lugar que ele mora ou mesmo lugares que ele frequenta, que ele trabalha. Então esse paciente por ele ter mais urgência e querer uma vaga ali na agenda, ele vai buscar locais que tenham facilidade de acesso, de acordo com a região que ele vive. Isso também é possível segmentar lá dentro do Google por região. Então para que você não anuncie para outro estado, para outra cidade ou para um lugar muito distante, um raio que provavelmente o seu paciente não vai percorrer de distância para ser atendido com você, é bacana também a gente definir, dentro dos anúncios do Google, no Google Ads. Dito tudo isso então o Google é uma ferramenta com grande potencial para te trazer pacientes particulares.
Da pra captar Pacientes Particulares no Instagram?
Agora falando de pacientes do Instagram. Em geral, eles já te seguem. Então por algum motivo, em algum momento se você tá ali presente nas redes sociais, ele se identificou com você, se identificou com a forma que você fala ou você está sempre presente lá nas redes sociais, ele engajou com você ou então você transmite informações, dúvidas que ele tem e você conseguiu sanar aquelas dúvidas, ele passou a ser um seguidor. Então esse paciente ele geralmente já te segue.
A segunda característica desse tipo de paciente é que ele tem algum relacionamento com você. Mesmo que você ainda não o conheça, que você não o siga de volta, que você não saiba quem ele é, ele se identificou com você e ele começou a construir um relacionamento com você a partir do que ele tá vendo ali, do que ele está acompanhando. Então ele já tem um laço de relacionamento com você. E por isso é possível que ele esteja mais disposto a aguardar, a esperar um espaço na sua agenda, um horário na sua agenda, diferente do paciente do Google, que se você não oferecer uma consulta entre 7 e 15 dias pode ser que ele vá para o próximo profissional. Agora um paciente do Instagram, que já tem um relacionamento com você, ele pode estar disposto a esperar um pouco mais, porque ele quer passar com você doutora.
Bom e se ele te segue há algum tempo, a gente sempre fala que Instagram é muito mais relacionamento, então pode ser que ele te siga hoje, mas ele não vai precisar, ele não está com aquela necessidade da sua especialidade naquele momento. Diferente do Google que eu estou precisando daquele médico nesse momento, eu vou procurar e vou já agendar. Não, no Instagram eu estou ali nas redes sociais, encontra o seu perfil, ou por hashtag ou passando ali no meu feed. E aí acabo te seguindo ali nos recomendados, tem diversas formas para a gente encontrar um perfil. Acabo te seguindo, mas naquele momento eu não preciso da sua especialidade. Mas se eu engajei com você, se eu construí um relacionamento, se eu gosto da forma que você fala ou te eu acompanho ali nos stories, no momento que eu precisar da sua especialidade, eu vou lembrar de você e vou ver se você tem agenda, se você é da minha cidade e tudo mais. Pode ser que na hora que ele te seguiu, ele não se torne um paciente, mas quando ele precisar da sua especialidade é muito provável, muito possível que ele entre em contato com você.
Assim como um paciente de indicação, pode ser que ele também esteja disposto a percorrer distâncias maiores para ser atendido com você. Então diferente do paciente do Google, que quer algo mais próximo, mais urgente, esse paciente no Instagram pode ser que ele esteja disposto, mesmo que você seja de outro bairro, um bairro mais distante ou de uma cidade próxima. Pode ser que por esse relacionamento ele tenha interesse em realmente ir até você.
Só que para construir esse tipo de relacionamento nas redes sociais requer mais tempo e mais dedicação de você doutor/doutora. Infelizmente não é suficiente delegar todo esse processo para uma agência ou então contratar um pacote de posts, mesmo que o conteúdo seja interessante, seja o que é relevante pro seu paciente, mesmo assim isso não vai garantir engajamento, nem relacionamento, nem esse tipo de procura tá?
Então isso depende muito mais da sua relação, da relação que você vai construir com o paciente estando mais presente ali nas redes sociais.
Instagram ou Google: por onde eu vou captar mais pacientes particulares?
Isso vai depender se você está anunciando no Google, se você está construindo valor, gerando valor dentro do seu Instagram, se você está presente, se você tem uma base de seguidores ou se você está investindo na construção dessa base. Então se você hoje não está se relacionando no Instagram, o maior volume de pacientes vai vir sim do Google contando que você tenha anúncios rodando para a sua especialidade e com o seu nome.
E a curto prazo então o que que vai me dar mais retorno? A curto prazo a gente sempre indica a construção do site profissional aliado ao Google, então aos anúncios no Google e a um bom treinamento da sua secretária, um bom alinhamento da sua secretária. A gente tem alguns outros vídeos aqui falando melhor sobre alinhamento de secretária, sobre o treinamento e sobre scripts prontos para sua secretária. Eu vou deixar aqui na descrição para que você possa acessar e garantir esse bom treinamento. E também se você não tem um site e uma agência que gerencia os seus anúncios vou deixar também aqui alguns links na descrição.
Mesmo que você comece investindo no Google é importante que a médio-longo prazo, você também invista no seu Instagram, nas suas redes sociais. Então essa construção vai demorar mais, mas se você começar agora você vai começar a construir sua base de seguidores, de fãs e que podem sim se tornar seus pacientes. Então sempre a gente indica que comece agora, pra depois, mais frente, conseguir colher esse frutos s e não precisa ser algo tão 100% de dedicação, não precisa fazer todos os dias, não precisa estar o tempo todo presente. O importante é você criar o seu perfil, colocar todas as suas informações, informações de contato e fazer na sua velocidade que já é melhor do que não ter um perfil ou delegar 100% do seu conteúdo. Então é melhor a gente começar com que a gente tem, com o que a gente consegue e já construir, já dar esse primeiro passo para lá na frente ver um resultado do que acabar nunca começando.
Eu espero que esse conteúdo tenha sido útil para você, para você entender a diferença desses dois tipos de pacientes, eles tem momentos e necessidades diferentes e isso vai impactar completamente o seu atendimento, na sua divulgação, onde você quer focar também os seus esforços!